Reabilitação integral

 

Dadas as consequências da fissura labiopalatina – quer ocorram em conjunto ou isoladamente -,sua gestão deve ser abrangente porque influenciamaspectos relacionados aos procedimentos médicos, crescimento, desenvolvimento, impacto familiar, aceitação e ambiente psicossocial da criança e sua família.

Quem nasce com esta condição tem toda a possibilidade de crescer sem limitações e desenvolver um projeto de vida com qualidade de acordo com os seus sonhos e expectativas, mas para isso terá que passar por um processo de reabilitação integral que inclui: Um apoio que dure 18 anos , o que implica em média 5 cirurgias por criança, no mínimo 3 ou 4 anos de terapia fonoaudiológica semanal, 12 anos de ortodontia, forte suporte emocional quando o bebê nasce para que a família aceite e queira como é, tantos anos de apoio Acompanhando cada uma das fases de desenvolvimento que a criança está passando e o acompanhamento de pelo menos 5 outros profissionais de saúde, é o que uma criança nascida com fissura labiopalatina precisa para alcançar a reabilitação plena.

Especialidades 

Psicologia

Nossa prioridade é que os pacientes realizem seus sonhos e desenvolvam plenamente seu projeto de vida, por isso passamos a trabalhar com os pais, enfatizando a elaboração do luto e a aceitação da condição como eixo para o desenvolvimento psicossocial da criança. Realizamos processos que abrangem o plano físico, familiar, social, emocional e psicológico, que visa a melhoria da qualidade de vida e a plena integração da pessoa com LPH, onde estão todas aquelas ilusões, sonhos, metas e objetivos que o paciente deseja expressou alcançar, considerando os diferentes aspectos da vida.

Fonoaudiologia

Trabalhamos para consolidar uma comunicação efetiva e livre de características estigmatizantes em pacientes com LPH, que gerem integração social adequada.

Cirurgia plástica

Realizamos as cirurgias reconstrutivas necessárias para corrigir alterações anatômicas que comprometam a harmonia facial e a funcionalidade da fala em crianças, jovens ou adultos nascidos com LPH.

Odontologia

Desenvolvemos os tratamentos necessários para manter a saúde bucal, recuperar o equilíbrio entre as arcadas superiores, função, estética e oclusão dentária, de acordo com a alteração que cada paciente apresenta.

Otorrinolaringologia

Desenvolvemos os tratamentos necessários para preservar um bom estado de audição em prol de uma boa reabilitação porque os pacientes com fissura labiopalatina são muito suscetíveis a problemas infecciosos do ouvido médio.

Genética

O aconselhamento genético pode ajudar famílias e pacientes adultos a tomar decisões sobre sua reprodução futura.

A intervenção de uma equipe interdisciplinar especializada e com experiência no manejo dessa condição é a oportunidade que faz a diferença em suas vidas.

Frequentemente está associada a fenda palatina. Estima-se que haja 1 em cada 700 nascidos vivos, dos quais 50% apresentam fissura labiopalatina e apenas 20% fenda labial isolada.

Você está procurando suporte ou tem dúvidas?

Compartilhe suas solicitações no formulário a seguir e entraremos em contato em breve.